Proposta Educacional



Com um projeto cuidadosamente elaborado, a escola organiza seu trabalho em três grandes etapas: Programa de Estimulação do Desenvolvimento, Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais.

O Programa de Estimulação do Desenvolvimento (PED) é o primeiro passo na educação de crianças surdas, atendendo a faixa de 0 a 3 anos. No Ensino Fundamental (do 1o ao 5o ano), viabiliza-se o contato da criança com adultos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), motivando a comunicação, propiciando o desenvolvimento da linguagem compatível com a faixa etária e favorecendo a futura escolarização.

A Educação Infantil, oferecida, prioritariamente, para crianças de 3 a 5 anos, tem por finalidade o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, físicos, emocionais, cognitivos e sociais do aluno.

Diversas atividades pedagógicas e culturais de sociabilização e interação são desenvolvidas juntamente com o Colégio Rio Branco, possibilitando o convívio entre surdos e ouvintes, fortalecendo o respeito às diferenças.

No Ensino Fundamental (1o ao 5o ano), os alunos dedicam-se aos estudos em período integral, propiciando acesso ao currículo e projetos extracurriculares envolvendo pesquisase atividades, como dança, cinema, teatro, artes, esportes e tecnologia, buscando, entre outras coisas, contemplar os diferentes estilos de aprendizagem.

Na etapa do Programa Continuidade de Escolaridade, os alunos que concluíram o 5o ano do Ensino Fundamental no CES, com a identidade surda formada e fortalecida, são incluídos em classes regulares do Colégio Rio Branco e de instituições parceiras, onde são acompanhados por tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa, qualificados e mantidos pela Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Com o objetivo de fortalecer a inclusão em todas as suas dimensões, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco mantém contato regular com os alunos e equipes das instituições envolvidas no programa.