12/04/2021

Centro de Educação para Surdos Rio Branco segue Fase Emergencial do Plano São Paulo

O momento vivido é de grande desafio e o distanciamento social se faz necessário, para tentar conter essa pandemia. Com o ambiente escolar não foi diferente e durante os dias 15 de março e 12 de abril, as aulas foram retomadas no modelo remoto, seguindo as recomendações da Fase Emergencial do Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Para o período, que inicialmente eram de 15 dias, a Instituição teve que se adaptar rapidamente a esse novo contexto.

Foi realizada uma pesquisa com as famílias sobre a disponibilidade de dispositivos móveis e conexão de internet de qualidade, requisitos de tecnologia para os alunos assistirem as aulas remotamente.

Para algumas famílias, a instituição disponibilizou equipamentos. “É importante que o aluno consiga visualizar a sinalização da professora e dos colegas de sala, nem sempre o celular auxilia na visualização da comunicação em Libras”, relata Sabine Vergamini, diretora da Instituição.

Para completar esse conjunto de ações, o CES Rio Branco também iniciou uma nova campanha de doação de equipamentos.

Os horários foram ajustados, de acordo com o perfil de cada turma, para garantir o maior tempo de atenção dos alunos.

Existe um processo de avaliação contínua do modelo de aula remoto, com interação frequente entre professores, alunos e famílias. São pontuados os acertos e também o que é necessário melhorar para garantir o melhor aprendizado dos alunos.

Os professores e alunos, em suas respectivas residências, se conectam através do Zoom, nos horários propostos e previamente comunicados. O conteúdo foi exposto em diferentes formatos: apresentação com animação, vídeoaulas gravadas pelos professores, uso das ferramentas Classroom e Jamboard pelos alunos, assim como seria feito em sala de aula.

As aulas de Educação Física e Artes também foram adaptadas ao modelo remoto, o uso de aulas multidisciplinares foi intensificado e a avaliação aconteceu durante o período remoto.

O modelo remoto ainda propicia aos alunos visitas virtuais a espaços culturais e museus, assim como a participação em oficinas dentro e fora da cidade de São Paulo. Além de acesso a cursos e workshops em áreas complementares ao ambiente pedagógico. 

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