01/08/2020

Centro de Educação para Surdos Rio Branco promove oficina para as famílias

Com o intuito de apresentar às famílias as adaptações, traduções ou transcriações para a Libras das brincadeiras, canções e poesias da cultura da infância tradicional da cultura brasileira, no dia 27 de julho, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveu, em parceria com a contadora de histórias Mirela Estelles e da professora do Infantil 5, Amarílis Reto, a oficina “Histórias para ver e ouvir”.

A oficina, que faz parte do projeto que leva o mesmo nome e que já existe há mais de 10 anos, foi exclusiva para familiares da escola e mostrou aos presentes que é possível brincar com as línguas presentes em suas vidas e construir memórias afetivas da infância que fortalecem os vínculos familiares.

Estiveram presentes familiares surdos e ouvintes. “Pela diversidade do público, tínhamos 2 estratégias: propomos às famílias ouvintes, portanto bilíngues, que lembrassem de seu repertório da infância e de sua importância na sua formação e que brincássemos juntos as brincadeiras trazidas cantando e sinalizando, proposta que só é possível por se tratarem de textos de memória e bem curtos, isso deve ficar bem claro. Não estimulamos que sinalizem e falem ao mesmo tempo e para as famílias surdas propomos que brincassem para aprender”, conta a professora Amarílis.

“Fiquei muito feliz com a reação das famílias, principalmente as ouvintes, que vivem as frustrações de não poder transmitir aos filhos seus repertórios da infância e que viram em nossa proposta uma possibilidade de cantar sinalizando com seus filhos em casa e fortalecer seus vínculos”, completou.

A oficina, que foi oferecida de forma gratuita, já foi proposta pela dupla em algumas unidades do Sesc e diferentes bibliotecas, além do último Boca do Céu, um grande encontro internacional de contadores de história.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.