01/04/2020

Centro de Educação para Surdos Rio Branco inicia seu Ensino a Distância

Seguindo as determinações dos órgãos oficiais, reforçando o cuidado com a comunidade e apoiando a rede de ações de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), em atendimento à recomendação do Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, no 23 de março as aulas presenciais do Centro de Educação para Surdos Rio Branco foram suspensas.

Para que as famílias pudessem se organizar para este contexto atípico e imprevisto em suas rotinas, entre os dias de 16 a 20 de março, proporcionamos um processo de transição, o qual chamamos de “Semana zero”. Neste período, colaboradores ainda trabalharam presencialmente elaborando estratégias, separando materiais e propostas para que os alunos pudessem tê-los em casa e para que todas as atividades pudessem continuar acontecendo a distância.

Em paralelo a isso, com o objetivo de acolher e orientar nossa comunidade escolar, principalmente as famílias e os professores, quanto às características e possibilidades do ensino a distância, em tempo recorde, um Plano de Ensino foi elaborado pela coordenadora pedagógica da instituição, Cibelle Lima, o que foi essencial para nortear o trabalho. No material, disponibilizado para familiares, alunos e professores, havia um “Guia de Orientação”, no qual estavam presentes dicas para definição de um local de estudo, rotinas de estudo, entre diversas outras coisas, bem como as Grades Curriculares e as ferramentas que seriam utilizadas nesse período, todas elas da Google For Education, presentes na rotina da instituição desde 2016.

“Vivemos um momento inédito e tudo aconteceu muito rapidamente! Avaliamos que a cada semana os desafios se transformam. Elaborar propostas frente a um tempo, um futuro completamente incerto foi um grande desafio”, relata Cibelle Lima.

A partir da terceira semana, 6 de abril, a instituição deu início a uma nova etapa no Ensino a Distância CES Rio Branco, com uma nova grade de aulas para cada turma. Nesta nova grade de aulas, além de algumas mudanças nas atividades propostas, foram previstos um ou dois momentos, por dia, de interação ao vivo realizadas, por videoconferência, realizados pelo Google Hangouts Meet. A cada dia o estudante teve contato com um professor diferente.

“Para a quarta semana, começamos a estruturar uma rotina profissional (didático-pedagógica) um pouquinho mais parecida com o que normalmente vivenciamos na escola regular e presencial”, completa a coordenadora.

 


Alunos durante atividades realizadas a distância

Grandes conquistas

Muitas conquistas, desde a preparação de materiais aos alunos, quanto à materialização do plano de ensino e seus desdobramentos já podem ser vistas em todo esse processo. A primeira delas foi agir prontamente. A equipe do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, após diversas palestras, cursos oferecidos pela Nuvem Mestra, consultora digital da Google for Education no Brasil e, também, diferentes trocas de experiências em pares, tinha a formação necessária para se adaptar a este momento, por isso, mesmo com dificuldades, conseguiu agir de maneira rápida. “Após quase um mês de aulas a distância, podemos dizer seguramente que a escola não parou, não sucumbiu às dificuldades e barreiras.” conta Cibelle, que completa “É importante salientar, também, algumas conquistas importantes:

• Engajar professores em um novo ambiente virtual e promover das experiências de aprendizagem (de professores e estudantes), estimulando o diálogo, compartilhamento e entendimento de novas propostas; A nossa opção pelo uso do Google Sala de Aula em todas as turmas, da educação infantil ao ensino fundamental, foi importante e essencial neste momento;

• Promover uma rede de suporte e apoio aos professores e estudantes para que se apropriem das propostas de inovação em tecnologia aplicada à educação no ensino a distância; Nossa equipe de profissionais e nossa rede de apoio envolveu-se intensamente em promover o acesso e o suporte a todos!

• Engajar professores no uso das possibilidades de tecnologia aplicadas à educação a distância como ferramentas cognitivas e como oportunidades no processo de aprendizagem (de professores e alunos); Incorporar em suas aulas ideias e atitudes inovadores favorecendo a aprendizagem significativa dos alunos, motivando-os a se engajarem também nas tarefas escolares e, assim, produzirem conhecimentos;

• Motivar professores a explorar uma diversidade de recursos tecnológicos integrados ao desenvolvimento das competências e habilidades curriculares; O plano de ensino da escola não foi descartado, mostrou-se um grande aliado na organização das oportunidades de ensino-aprendizagem com novas ferramentas;

• Trabalhar em equipe buscando agrupamentos e parcerias diversas que favoreçam o trabalho com as habilidades e competências da BNCC nos agrupamentos de série e em relação às competências em Educação para o século 21;

• Fornecer equipamentos/dispositivos aos professores (como chromebooks e tabletes) para que pudessem realizar o trabalho e as aulas no ensino a distância.

A grande conquista foi praticar atitudes afirmativas e ousadas de mente-aberta, assumir riscos e desafios, sendo vigiante quanto a nossa responsabilidade docente, promovendo a aprendizagem de professores e estudantes em consonância com as demandas da sociedade atual e favorecendo o desenvolvimento linguístico (Libras/LP) da nossa comunidade escolar.

Participação das famílias nas estratégias

Além disso, para aprimoramento de todas as estratégias, periodicamente, a instituição envia aos familiares, pelo aplicativo ClipEscola, pesquisas para que possam avaliar o plano e seu desenvolvimento, bem como dar sugestões para melhorias que podem ser implementadas.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.