02/12/2019

Ex-aluno CES volta à escola para contar história de superação

Com objetivo de realizar uma palestra especial, o nosso ex-aluno Guilherme Nobilo, esteve, no dia 28 de novembro, no Centro de Educação para Surdos Rio Branco para contar sua trajetória de 12 anos no judô, que é repleta de conquistas e dificuldades.

Atualmente, Guilherme tem 18 anos e estudou no CES entre 2011 e 2013 e ficou muito entusiasmado em poder compartilhar com os grupos do Ensino Fundamental que hoje ele é um Professor e Faixa Preta de Judô, além de ter sido o 1º surdo a integrar a Federação Paulista de Judô e reconhecido na Confederação Brasileira de Judô.

“Ter o Guilherme na escola é um reconhecimento do trabalho realizado no CES! É sempre gratificante conhecer a sua história que começou aqui”, contou Sabine Vergamini, diretora da instituição.


Visita do ex-aluno Guilherme Nobilo

História de muitas dificuldades

Apesar de todos os anos no esporte, com diversas graduações para outras faixas coloridas, Guilherme, devido à falta de comunicação, não tinha acesso a todas as informações de técnicas e nem ao contexto que ela pertencia.

Após conhecer a Sensei Larissa, Formada em Educação Física e com Especialização em Libras, que hoje é sua atual professora, ele pôde compreendê-las e, enfim, reproduzi-las de maneira correta, com conhecimento interiorizado e todas as informações necessárias, não apenas copiando-as, o que o possibilitou fazer o teste para a faixa preta.

“O conhecimento que é adquirido durante toda a trajetória e graduações no judô, o Guilherme aprendeu em 10 meses!”, contou Larissa. “Guilherme é um aluno muito dedicado e esforçado! Treinávamos às quartas e sábados e feriados, para que isso fosse possível”, completou.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.