29/11/2023

Programa Bem Me Quero ganha forças em 2023 atingindo um recorde de mães atendidas

Autoestima, autocuidado e força marcaram o ano de 2023 das mães, avós e cuidadoras dos alunos do Centro de Educação para Surdos Rio Branco que se inscreveram para participar do Programa Bem Me Quero e demais atividades.

Idealizado por Sabine Vergamini, diretora da instituição, e por Luciana Ferraz, voluntária e consultora de imagem, o Programa foi lançado em 2022, nasceu com a proposta de ampliar a rede de apoio às mães e familiares dos alunos. Com o objetivo de fortalecer e transformar o interior e exterior por meio de diferentes atividades, desde uma assessoria em imagem pessoal a diferentes oficinas, palestras e encontros, todos oferecidos gratuitamente.

No Programa Bem Me Quero o primeiro passo para a transformação dessas mulheres é a assessoria de imagem pessoal, onde a Luciana apresenta, pessoalmente, truques de estilo coordenando looks, com as roupas que as participantes já tem no guarda roupa e, também, com roupas e acessórios doados pela comunidade.

Outro ponto importante a destacar é que em 2023, o Programa firmou uma importante parceria com o salão de beleza PinUP, localizado no centro da Granja Vianna. Liderados pela Sra. Regina Bonini, a equipe do estabelecimento trabalhou incansavelmente para que todas as inscritas fossem atendidas e tivessem um dia de beleza inesquecível, com direito a corte e luzes no cabelo, unhas e até maquiagem. Para completar e fechar o dia com chave de ouro, participaram de uma sessão de fotos, cheia de força e emoção. “Poder oferecer cuidados de beleza, carinho e amor para essas mamães não tem preço! Somos muito gratos por poder fazer parte desse projeto!”, afirma Regina.

No ano de 2023, o Programa Bem Me Quero atendeu 11 mães de alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. “Felicidade, gratidão, realização e um orgulho imenso dessas mulheres que decidiram investir em seu bem querer!” afirma Luciana. “Neste ano tivemos 11 mamães inscritas e atendidas pelo programa e estamos nos programando para atender 18 mamães no próximo ano.” completa ela.

Além disso, durante todo o ano diferentes oficinas, workshops e palestras foram oferecidos a familiares, com o apoio de profissionais que também se voluntariaram, doando seu tempo e compartilhando seu conhecimento com as famílias.

Para abrir o ano de forma muito especial, recebemos a escritora Lu Nagao, para coordenar o Projeto (RE) Conhecer que tinha como base o seu livro "Onde fui parar?". Com encontros semanais, o Projeto visou trabalhar o autoconhecimento para prática do autocuidado, por meio de atividades lúdicas e prazerosas. “Estávamos ampliando as possibilidades e criando espaços para que essas mulheres, mães, pudessem olhar para si próprias, se cuidarem mais. Foram maravilhosos momentos de reflexão e autoconhecimento.” conta Sabine Vergamini, diretora da instituição.

No mês de maio, recebemos a artista plástica e designer de jóias Clau Gerber para ministrar a Oficina de Acessórios Femininos. Realizada em duas etapas, a oficina teve como objetivo proporcionar um espaço de autocuidado e arte terapia para as mães dos alunos da instituição. Foram disponibilizadas 12 vagas para as primeiras pessoas que preenchessem o formulário de inscrição que puderam desfrutar de um momento de valorização e melhora da autoestima.

No mês de setembro foi a vez da mentora de autoestima feminina Paula Sena “ativar” o poder pessoal das mulheres e colocar a autoestima nas alturas com a contagiante palestra “Florescer da autoestima”. Na ocasião, Paula, que é criadora da página “O poder é seu”, falou sobre a empoderamento e a importância do amor próprio e do autoconhecimento para o amar e ter empatia pelo próximo.

Nos últimos meses do ano, foi a vez da mentora e treinadora, Denise Barros, que realizou diversos encontros sobre inteligência emocional e auto amor, que tinham como objetivo oferecer às famílias orientações sobre como desenvolver habilidades para lidar com as emoções de forma saudável e produtiva e, assim, melhorar sua qualidade de vida. “Os encontros com a Denise foram muito importantes para todas nós. Ela sempre nos fez refletir sobre nossas histórias, escolhas, feridas e realizações” conta a Raíssa, mãe da aluna Sophia, do Infantil 5. “O Projeto Bem Me Quero como um todo, com certeza mudou a minha vida!”, completa ela.

Para fechar o ano com chave de ouro, no dia 29 de novembro, recebemos as Sras. Débora Bruni, Cacá Carlini e Thais Lima para ministrar a palestra “Você conhece os óleos essenciais? Experiência sensorial e emocional com suporte natural”. Na oportunidade, mães, avós, tias e cuidadoras do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, conheceram um pouco mais sobre o tema, receberam mimos para o cuidado com a pele, com os filhos e aprenderam como usá- los. 

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.