16/12/2022
Equipe Pedagógica encerra o ano com semana de formação
Com objetivo de aprimorar o trabalho de educação bilíngue desenvolvido no Centro de Educação para Surdos Rio Branco, nos dias 14 e 16 de dezembro a equipe pedagógica recebeu visitas muito importantes para uma semana de muito compartilhamento e aprendizado: a professora e pesquisadora Cecília Moura, a professora de Língua Portuguesa, como segunda língua, do Colégio Rio Branco, Silvia Império e a diretora de unidade assistente, também, do Colégio Rio Branco, Sueli Marciale.
No dia 14 de dezembro, os encontros foram focados no bilinguismo.
Na primeira etapa, a Profª Dra. Cecilia Moura, que é professora e pesquisadora da área, com diversos trabalhos publicados sobre o tema, trouxe à equipe momentos de muita reflexão a respeito do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua. “Nossa ideia é poder trazer, cada vez mais, pesquisas e estudos científicos para nosso corpo docente, para dentro da nossa rotina e realidade, adaptando aos nossos processos e procedimentos.”, conta a diretora do CES Rio Branco, Sabine Vergamini.
Na sequência, a equipe recebeu a professora de Português, como segunda língua, Silvia Império, que há anos recebe os alunos concluintes do 5° ano, no Programa Continuidade de Escolaridade, do Colégio Rio Branco, para, também, trazer reflexões sobre o trabalho realizado, compartilhando práticas e estratégias desenvolvidas, em ambas as instituições.
Já em 16 de dezembro, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveu o encontro de nossos professores polivalentes e auxiliares com a diretora de unidade assistente do Colégio Rio Branco, Sueli Marciale. Na oportunidade, além de contar um pouco de suas vivências e experiências, com turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Sueli também apresentou a equipe o currículo desenvolvido no Colégio e suas expectativas por série, visando o aprimoramento do trabalho de educação bilíngue para surdos, alinhando, junto ao grupo, o que é desenvolvido por ambas instituições.
“O Encontro com essas profissionais foi de extrema importância para a equipe, pois por meio deles podemos considerar quais ações em nosso trabalho precisamos fazer para melhorarmos e para que nossos alunos cheguem cada vez mais preparados para o 6° ano, nas salas de inclusão.”, completa Sabine.