05/03/2021

Centro de Educação para Surdos Rio Branco faz novas adaptações para o ensino híbrido

De espaços entre as carteiras e dispenser de álcool em gel em cada sala, à rotas de circulação para entrada e saída de alunos, respeitando distanciamento de 1,5 metros, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco fez, com orientações do Hospital Sírio-Libanês, parceiro da Fundação de Rotarianos de São Paulo na definição dos protocolos, diferentes adaptações em seus espaços, para que as aulas fossem retomadas com toda a segurança para alunos e educadores.

Além disso, para proporcionar aulas de qualidade para todos os alunos, cujas famílias optaram por permanecer no modelo remoto, após avaliação das primeiras semanas de aula, novas mudanças foram pensadas para aprimorá-lo.

Atualmente, para as aulas síncronas, realizadas pelo Zoom, cada sala conta com três câmeras: uma com enquadramento amplo, que foca no que está sendo projetado para o aluno que está em casa; a segunda, virada para o grupo, que proporciona uma experiência mais real e de interatividade entre os alunos que estão no ensino remoto e no presencial; e a terceira, que fica em um “All in one” posicionada para o educador. Esta tem o objetivo de capturar uma fala mais direcionada do professor, proporcionando uma melhor visibilidade do que está sendo sinalizado por ele e, também, favorece o atendimento individualizado, esclarecendo dúvidas, mesmo para quem está no remoto.

“Neste caso, se o aluno, que está em casa, solicita a atenção do professor, rapidamente ele será atendido, pois o mesmo consegue ver, em tempo real, o que a criança está sinalizando, conseguindo então, fazer uma devolutiva pontual”, relata a coordenadora pedagógica Débora Caetano. “Isso seria impossível com apenas duas câmeras. Teríamos apenas a transmissão síncrona da aula, porém sem essa interatividade entre todos os alunos, sejam eles no remoto ou presencial, e professores e, também, esse atendimento individualizado para cada criança, que é proporcionado por essa terceira câmera”, completa.

Além de tudo, a equipe pedagógica vem se preparando e buscando, diariamente, oferecer a mesma oportunidade para todos os alunos, estejam eles no modelo remoto ou presencial, trazendo aulas e materiais de qualidade para todo o grupo. “Atualmente, o professor prepara a aula com o olhar para quem está no remoto e traz presencialmente essa aula. Então, ele tem a transmissão síncrona, de uma aula que foi pensada para quem está no remoto, oferecida, também, para o ensino presencial”, conta Débora.


CES faz novas adaptações para o ensino híbrido

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