Centro de Educação para Surdos Rio Branco inicia o ano letivo em ambiente híbrido

O ano letivo de 2021 teve início em ambiente híbrido, recebendo as famílias que optaram pela modalidade presencial e, também, garantindo o ensino remoto para os alunos cujas famílias assim optaram. Para que essa ação fosse possível, muitas mudanças foram implementadas e comunicadas aos alunos e suas famílias. 

Com o propósito de atender a todos os alunos que optaram pelo modelo de ensino presencial, as salas de aula da instituição foram transferidas para o prédio do Centro Profissionalizante Rio Branco, que conta com ambientes maiores e que foram adaptados para recebê-los. 

 

Para que todas as adaptações e orientações fossem realizadas da maneira mais assertiva possível, a Fundação de Rotarianos de São Paulo, mantenedora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, contou com a parceria do Hospital Sírio-Libanês na implementação de protocolos segurança.

Para o ambiente escolar foram determinadas diferentes novas ações: 

  • O uso de máscara é obrigatório para todas as pessoas, incluindo alunos a partir dos 5 anos;
  • Rotas de circulação, para entrada e saída de alunos, devidamente sinalizadas e respeitando o distanciamento de 1,5 metros;
  • Entrada equipada com dispenser de álcool em gel e inspetores que realizam a aferição de temperatura dos alunos;
  • Salas de aula organizadas com distanciamento de 1,5 metros, equipadas com sapateiras e dispenser de álcool em gel;
  • Portas e janelas mantidas abertas para manter a circulação de ar;
  • Bebedouros adaptados para o uso de garrafinhas individuais, que são trazidas pelos alunos;
  • Refeitório e cantina estão fechados;
  • Entrada e saída dos alunos em horários escalonados.

Além disso, as famílias foram orientadas sobre como fazer a checagem domiciliar, antes de sair de casa, com atenção aos sinais ou sintomas.

Na entrada da escola, que agora é pela catraca do CEPRO, os alunos são recebidos pelos inspetores e professores, com os seguintes cuidados:

  • Não é permitido acompanhantes, exceto quando necessário;
  • Verificação do uso correto da máscara;
  • Aferição da temperatura;
  • Orientação sobre fluxo entrada e saída;
  • Questionamento sobre os sinais e sintomas;
  • Uso de solução alcóolica nas mãos.

Se algum aluno apresentar sinal ou sintoma, o responsável é comunicado e o aluno é encaminhado ao ambulatório.

As salas de aula foram adaptadas para as aulas presenciais e remotas:

  • Checagem de todos os alunos antes do início das aulas: tanto por meio de perguntas, quanto pelo uso dos protocolos de segurança;
  • Instalação de sapateiras e higienização das mochilas;
  • A atividade na biblioteca e as aulas de Artes passam a ser realizadas em sala de aula;
  • Educação Física acontece na quadra, com rotina de limpeza;
  • Transmissão síncrona para os alunos remotos: toda sala tem 2 câmeras de transmissão de aulas (uma para que os alunos remotos vejam o professor e a outra para a turma).

As turmas foram organizadas dentro do conceito da 'bolha', pois uma turma não se mistura com a outra e com escalonamento de horário para entrada e saída:

  • O lanche é realizado em sala de aula, cada aluno traz o lanche da sua casa;
  • O intervalo também é escalonado dentro do conceito da 'bolha', de maneira que as turmas não compartilhem o ambiente;
  • Há o revezamento do uso do parque entre as turmas, para que o ambiente possa ser higienizado.

Toda comunicação entre escola e família passa a ser feita por meio do aplicativo ClipEscola e a agenda não será mais utilizada.

A diretora do CES Rio Branco, Sabine Vergamini, contou que todas as crianças estão muito felizes por retornar às aulas, assim como toda a equipe. “As crianças se adaptaram com muita tranquilidade ao novo espaço e protocolos de segurança. Eles estão felizes por retomar o contato com os amigos, com o uso diário a sua língua, a Língua Brasileira de Sinais. Com a volta, parece que eles nunca saíram! A escola saiu do modelo presencial, aprendeu em 2020 a realizar o ensino remoto e agora está vivenciando o modelo híbrido e lidando com as questões individuais dos alunos e das turmas”, destacou.

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