27/09/2019

20° Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

No dia 27 de setembro, realizamos o 20º Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo, em que alunos, familiares e comunidade surda estiveram presentes na Unidade Granja Vianna, comemorando essa data tão importante e esperada por todos. Lindas apresentações foram realizadas para os inscritos nas palestras. Para as crianças, muitas atividades com brincadeiras, recreação e contação de histórias.

Informação, diversão e cultura

No auditório, alunos, familiares e comunidade foram recebidos com o hino nacional, cantado pela professora Denise e sinalizada pelos alunos Carlos, Davi, Matheus e Nicolas.

O parceiro Ricardo iniciou o evento com a apresentação Visual Vernacular (história dos coelhos e crachás) e, na sequência, o aluno Nathan apresentou a poesia "Vida Marinha". Ambas apresentações foram lindas, deixando todos os presentes entusiasmados.

Em seguida, foi a vez do palhaço surdo, Vinícius, fazer a plateia rir e se divertir muito com suas histórias um tanto atrapalhadas sobre uma pulguinha.

Depois de muitas risadas, os presentes receberam a visita do empresário Breno Nunes de Oliveira, de Aracajú (SE). Breno é surdo e possui uma rede de sorveterias chamada "Gelato il Sordo". A rede tem como filosofia a contratação de funcionários surdos e esse modelo tem dando muito certo na região, quebrando qualquer paradigma da comunicação, pois os funcionários surdos conseguem atender e executar seu trabalho de forma muito competente, sendo perceptível que o limite existe em nossas mentes, mas não em nossos sonhos. A rede vem crescendo na região e, agora, Breno já pensa em expandir com franquias. Ou seja, sua maior dificuldade fez com que ele se atentasse para um modelo de negócio que hoje garante não só o seu futuro, mas o de muitas famílias.

20º Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Depois dessa apresentação visionária e inspiradora, foi a vez das alunas Yasmim e Heloisa apresentarem “O Poder da Libras", um teatro interativo. A plateia curtiu muito seguindo aos comandos dados.

Também recebemos a Claudia e o Felipe, da Associação de Surdos de São Paulo, para divulgar mais informações do I AcampASSP, um acampamento para crianças surdas e suas famílias. O objetivo do acampamento é proporcionar às famílias a troca de experiências de pais surdos e ouvintes com filhos surdos e CODAs (filhos de adultos surdos). Para mais informações, clique aqui.

Em seguida, foi a vez do tão esperado professor Fabio de Sá divertir a todos com suas tradicionais piadas. Após muitas risadas, os alunos dos professores Alex e Cristiano fizeram a apresentação da peça "O menino sacana". O espetáculo prendeu a atenção de todos com o conto de suspense e as malandragens do ator principal, garantindo muitas risadas no final.

E como já se tornou tradição, o Coletivo Humana Mente do Colégio Rio Branco se apresentou. O tema “Igualdade” foi descrito como forma de protesto através de trechos de várias músicas. Foi uma belíssima reflexão para todos os presentes.

Após essa apresentação, o professor Fabio de Sá voltou ao palco acompanhado pelo aluno Guilherme, que apresentou o Slam. Na sequência, o Grupo Ebâ fez uma apresentação pra lá de divertida e muito interativa. Crianças e adultos riram muito com as atrapalhadas dos personagens pássaros. A apresentação contou até com uma "chuva artificial" provocada pelos pássaros que andaram entre a plateia. Com certeza foi um dos momentos que agitaram os espectadores que não paravam de rir e interagir.

Para fechar o encontro, tivemos a participação "virtual" do Gustavo, que por problemas de última hora não pôde comparecer, mas teve a criatividade de nos enviar um vídeo com sua apresentação encenando um cachorro.


Diversas atividades especiais em comemoração ao Dia do Surdo

Atividades de recreação, brincadeiras e contação de histórias

Em um espaço produzido especialmente para as crianças e famílias que se inscreveram, diferentes histórias foram contadas em forma de apresentação pela professora Amarílis Reto. Todos os presentes puderam se divertir e viajar pelo mundo da imaginação!

As crianças também tiveram o apoio de Monitores do Colégio Rio Branco que realizaram pinturas faciais e brincadeiras em um espaço de recreação equipado com pula-pula, escorregadores gigantes e piscina de bolinha, ou seja, a diversão foi garantida!

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.