Quem Somos

Fundado na década de 70, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo, oferece atendimento a crianças e jovens surdos. Ao longo de sua história um conceito acompanhou a instituição: a inovação. Sempre preocupado com o respeito às diferenças e com a efetiva inclusão da minoria surda na sociedade majoritariamente ouvinte, o CES buscou continuamente melhorar e inovar seu processo de escolarização das crianças surdas. Por isso, atualmente, o CES inova sua atuação e seu alcance está para além da escolarização e atende, também, em outros segmentos como: eventos científicos, formação de profissionais e parcerias socioculturais.

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco oferece uma educação pautada na filosofia bilíngue e multicultural que compreende a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como a língua primeira ou língua materna, e, a Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda língua. Esta concepção é essencial para a potencialização das capacidades e habilidades do educando, bem como, na promoção da interação dos alunos com o mundo que os cerca e na valorização e respeito à diversidade sociocultural e linguística.

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco possui uma equipe composta por profissionais surdos e ouvintes, altamente qualificados e fluentes em LIBRAS, fortalecendo o espaço de atividades sociolinguísticas de acesso e apropriação cultural, científica e tecnológica.