01/06/2017

Dia do Trabalho: pais e alunos conversam com personal trainer surdo e massoterapeuta surdocego

Em comemoração ao Dia do Trabalho e com o objetivo de apresentar profissionais surdos que atuam em diversas áreas, ampliando as possibilidades de escolha profissional futura, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco, realizou a tradicional palestra do Dia do Trabalho,  em dois momentos.

No dia 4 de maio, o professor de Educação Física e Personal Trainer, Bruno Hassib, que atua na cidade do Rio de Janeiro, apresentou sua história de vida e trajetória profissional. Atualmente, desenvolve sua atividade laboral nas praias cariocas, acompanhando alunos surdos e ouvintes.

No dia 12 de maio, o convidado foi o massoterapeuta Carlos Alberto Santana Junior, que é surdocego e apresentou a palestra "Escada da Vida". Antes de iniciar sua apresentação, o guia-intérprete Helio Fonseca de Araújo levou o palestrante ao palco para que fizesse o reconhecimento do espaço e pudesse se locomover livremente, mesmo sem ouvir e enxergar.


Palestra em comemoração ao Dia do Trabalho

Carlos iniciou a palestra com um vídeo em que salta de paraquedas, provando que não existem limites para quem quer realizar seus sonhos. Ele, que nasceu surdo e começou a perder a visão aos 6 anos de idade, enfrentou inúmeros desafios para conseguir estudar, tornar-se um profissional independente e um palestrante motivacional.

Pais, alunos e professores ficaram impressionados com a forma de comunicação utilizada, a Libras tátil, e também com a comunicação háptica, que possibilita, por meios de informações transmitidas nas costas, que ele acompanhe uma partida de futebol e filmes, por exemplo. Outro aspecto que chamou atenção foi o fato dele saber quando um vídeo se encerrava e ele deveria reiniciar sua fala. Ao final, ele explicou que estava utilizando uma tornozeleira vibratória e que a informação era transmitida pelo guia-intérprete.

Segundo Kerly, mãe do aluno Vinícius e voluntária do CES, a palestra foi inspiradora e importante para os pais e alunos lembrarem que de fato não há limites. O público ficou motivado e emocionado com a alegria e vontade de viver e vencer do palestrante!


Alunos, professores, colaboradores e palestrante reunidos no final de uma das palestras em comemoração ao Dia do Trabalho

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.