30/09/2016

17ª edição do Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo

Por Rony Cavalheiro

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco promoveu, em 30 de setembro, a 17ª edição do Encontro Comemorativo ao Dia do Surdo, na Unidade Granja Vianna.


Equipe de educadores, colaboradores e voluntários do CES Rio Branco

O encontro, que contou com o apoio das empresas GRSA, Menino Brinquedos Locações, Kim Pães, Bandar Uniformes, Bricó Alimentos, Antilhas Soluções Integradas para Embalagens e Super Doce Maringá, marcou o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, buscando valorizar e divulgar a Língua Brasileira de Sinais e a cultura surda, com uma programação diversificada, muita informação e diversão!

Com o auditório lotado, o Hino Nacional, interpretado em Libras pelos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental e cantado pela professora Denise Arcanjo, abriu o encontro.

Logo em seguida, o Grupo de Dança do CES Rio Branco encantou a todos com uma linda apresentação, que teve, na concepção de sua coreografia, a importante parceria do instituto Billar e Cia Escola de Artes, da renomada dançarina e professora Márcia Billar.

Um dos temas centrais do Encontro foi “Acessibilidade” e a Central de Interpretação de Libras de São Paulo - CIL, representada por Aaron Rudner, explicou um pouco mais sobre o projeto e deu orientações sobre o funcionamento do serviço de atendimento, gratuito e voltado ao público surdo. Quem também marcou presença, por meio de vídeos para homenagear a comunidade, foi Ronaldo Tenório, CEO e co-fundador do aplicativo Hand Talk.


O Encontro foi repleto de atrações culturais

Para divertir a plateia, o evento contou com os shows do grande mímico Mimi Calado, do ator e instrutor de Libras, Sandro Pereira, e com o stand up do professor de Libras do CES, Fábio de Sá.

Grandes lançamentos também foram destaques desta edição! A escritora Guadalupe Marcondes contou sobre seu livro infantil “Deus sabe Língua de Sinais?”; a fonoaudióloga Cilmara Levy apresentou o projeto "As aventuras de Codi"; além de um jogo bilíngue lançado em parceira com a Gearte, que promete divertir crianças e jovens surdos e ouvintes, com o intuito de estimular o desenvolvimento bem como os conhecimentos em Libras e do mundo, com material disponível em formato digital e também em DVD.

O Coletivo Humana Mente, composto por alunos, professores e intérpretes do CES e do Colégio Rio Branco, exibiram o vídeo "Como seria o mundo...?", produzido para o concurso "Valente não é violento", da ONU Mulheres. O espetáculo bilíngue "Coração de Herói - o musical" apresentou, em primeira mão, trechos da peça, que está em cartaz no Teatro Viradalata, todos os fins de semana até o fim de novembro.

Em um segundo ambiente, as crianças menores de 10 anos e seus familiares puderam brincar em um espaço montado para recreação, equipado com pula-pula, escorregadores gigantes, piscina de bolinha, além de se divertirem em atividades de pintura facial e contação de histórias, realizados, em sua grande maioria, por voluntários.

Todo o evento teve a cobertura completa em todas as redes sociais da instituição, sendo transmitido, ao vivo, no canal da TV CES, que destacou as lutas e conquistas da comunidade com a produção "Avante, comunidade surda!".

Para ter acesso ao vídeo e muitos outros conteúdos,  inscreva-se no canal da TV CES.


Alunos, pais, familiares, amigos e profissionais da área marcaram presença no evento

 

Galeria de fotos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.