10/06/2016

Globo Invertido: aula de Geografia traz reflexões

Por Rony Carvalheiro

Com o intuito de incentivar a reflexão e estimular o desenvolvimento dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, a professora Cibelle Arello apresentou um mapa, porém, mostrou-o de ponta-cabeça, propositalmente, para ver a reação dos pequenos. "O objetivo era despertar dúvidas e questionamentos, tirá-los da zona de conforto, fazendo com que expandam seus pensamentos", explicou a professora.

A aula proporcionou a reflexão e ofereceu uma visão diferente do mundo. Os alunos puderam ter outra noção de localização no globo e perceberam que alguns países não estão tão longe quanto imaginavam.  "Quando antes olhavam para o mapa de forma plana, chapada, era preciso atravessar todo o continente europeu e asiático, numa viagem dos Estados Unidos para o Japão. Mas tiveram uma grande descoberta e juntos puderam refletir que o Japão está mais perto dos EUA através do Oceano Pacífico", destacou a professora.


A aula de Geografia propôs diversas reflexões

Os alunos observaram o planeta de uma outra perspectiva, ou seja, de uma forma tridimensional. Ao fim da aula, as crianças conseguiram abstrair e olhar para os mapas planos convencionais e imaginá-los como uma representação do planeta Terra, que, em sua forma original, é esférico.

Essas atividades apoiam o entendimento de outras disciplinas, como Matemática, quando são trabalhados os sólidos geométricos e formas planas, e História, com a reflexão sobre a influência e interação do homem com o meio. Além disso, os alunos foram motivados a refletir sobre o mundo e sobre o próprio pensamento, ou seja, um processo de metacognição, que os leva a discutir e pensar sobre como fazer e aprender.

As crianças ficaram muito interessadas pela experimentação. "Quando a professora mostrou o mapa de ponta cabeça, levamos um susto, por que pensamos que as pessoas poderiam cair, mas, depois, aprendemos que isso não acontece por causa da força da gravidade", contou a aluna Sabrina Sponton.

Quero ajudar!

Seja um colaborador!
Há várias maneiras de nos ajudar.

Entre em contato pelo telefone +55 (11) 4613-8478.
Sua contribuição é muito importante para nós.