01/07/2023

Alunos do 5° ano escrevem livros

Com o objetivo proporcionar vivências e experiências importantes para passarem para a próxima etapa de escolarização, neste semestre, os alunos do 5° do ano do Ensino Fundamental tiveram aulas de Língua Portuguesa de uma forma diferente: ministradas de forma oral e contou com interpretação em LIBRAS.

Com um projeto cuidadosamente elaborado e conduzido pela coordenadora pedagógica Soraia Romano, em parceria com as professoras Cristina Mota e Thais Ferreira, durante o Ciclo I e II, algumas aulas de Língua Portuguesa, como segunda língua, foram propostas como parte de uma vivência preparatória para os próximos anos, quando, alguns dos alunos, iniciarão os estudos em salas de inclusão.

Além disso, as aulas foram importantes para aprofundar o texto narrativo, sua estrutura e todos os elementos do gênero textual trabalhado pelo grupo este ano.

Como motivação para participar do Projeto, foi proposto ao grupo que ao final do semestre produzisse seu próprio livro, que faria parte do acervo da nossa biblioteca, também foram para as casas dos pequenos e para a de seus colegas do terceiro ano. 

Os livros foram entregues ao grupo do terceiro ano no dia 26 de junho e, para as famílias, no dia da reunião de pais e educadores, no dia 28. Ambos os dias, os alunos participaram ainda de uma manhã de autógrafos, o que os deixou ainda mais animados e motivados a produzirem mais obras.

“O Projeto Narrativa tem três objetivos: o primeiro em fazer a transição dos nossos alunos que estão em educação bilíngue para que possam se acostumar a ter aulas ministradas por professores ouvintes, interpretadas por um tradutor/ interprete, que será condição deles o ano que vem”, conta Soraia. “Embora pareça fácil, não é algo que eles estão acostumados, por isso, desenvolvemos o projeto para que possam fazer essa passagem, essa transição, criando essa conexão com o intérprete,  de uma maneira mais tranquila”, completa ela.

“Sentimos que, ainda resultado da pandemia, alguns os alunos estavam com dificuldade de acompanhar as “narrativas de mistério”, propostas pela BNCC, Base Nacional Comum Curricular, então nós voltamos os conteúdos para os saberes essenciais anteriores, aprofundando na estrutura da narrativa”,  destaca Soraia. 

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